Bem vindo à Secção de Asa Delta
A actividade de Voo em Asa Delta, está integrada no Aeroclube da Madeira. Tem como objetivo, formar novos Pilotos, promover e divulgar esta modalidade de Voo Livre. A Escola está certificada pela FPVL ( Federação Portuguesa de Voo Livre). Somos o único Clube na Região com Pilotos a praticar a modalidade, na Ilha da Madeira e Porto Santo.
A Região oferece um conjunto de atractivos para o Voo. A sua localização, o clima e as suas Belezas Naturais. Montanhas e vales deliciam-nos constantemente pela sua exuberante Natureza, com imagens únicas. Vários são os locais onde se pode praticar o Voo de Asa Delta. No entanto, a orografia acidentada e as zonas de aterragem, que se situam maioritariamente junto à Orla Marítima, requerem alguma experiência por parte do Piloto; contrastando com a Ilha do Porto Santo, que oferece condições de voo mesmo para os mais inexperientes.
Contacte-nos antes de decidir voar na Região. Consulte os locais de voo e procedimentos na nossa página. Bons Voos.
A Secção de Asa Delta tem colaborado sempre que possível, com Instituições Públicas e Privadas, através de exposições e palestras, em várias Escolas da Região, Campos de férias etc, mesmo apesar do reduzido número de praticantes existentes na Região.
Dir. da Sec. de Asa Delta:
O Instrutor Nacional de Voo Livre, Manuel Figueira é responsável pela Secção de Asa Delta. É um dos mais antigos pilotos de Asa Delta em Portugal, foi um dos Pioneiros na prática do voo Livre na Madeira e Piloto da Seleção Nacional. Tem um Currículo Desportivo bastante vasto e, continua a voar regularmente .
A Asa Delta é uma das mais espectaculares modalidades desportivas de Voo.
Como modalidade enquadrada na vertente do Voo Livre, tal como o Parapente, utiliza as forças da Natureza e o recurso à força do Piloto para a descolagem e aterragem. A Asa Delta é um tipo de aeronave, composta por uma série de tubos de Alumínio, sendo as mais recentes em liga de carbono, o que lhe confere uma certa rigidez; por um conjunto de cabos e pelo tecido da Vela em fibra sintética. A sua pilotagem é muito simples. O piloto voa confortavelmente instalado num Arnês na posição horizontal, preso à Asa por um ultra-resistente mosquetão, que tal como um pendulo, ao deslocar o seu corpo sob a Asa e com recurso à barra inserida no triângulo, que neste caso é o seu posto de comando, permite uma pilotagem precisa e segura.